Seja bem-vindo
Bahia,26/04/2025

  • A +
  • A -

Governo da Bahia inaugura primeiro hospital público de cuidados paliativos do Brasil

CONASS
Governo da Bahia inaugura primeiro hospital público de cuidados paliativos do Brasil Leonardo Rattes / Saúde GovBA

O Governo da Bahia inaugurou, nesta sexta-feira (31), o primeiro hospital público do Brasil dedicado exclusivamente aos cuidados paliativos. O Hospital Estadual Mont Serrat – Cuidados Paliativos, localizado em Salvador, foi implantado em um prédio histórico de 1853 e representa um avanço significativo na saúde pública, priorizando a qualidade de vida de pacientes com doenças graves, crônicas ou ameaçadoras da vida.

A inauguração acontece em um momento estratégico, alinhando-se à recente implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos pelo Ministério da Saúde. Lançada em maio de 2024, essa política inédita visa oferecer serviços de saúde mais humanizados a pacientes, familiares e cuidadores, com a expectativa de habilitar 1,3 mil equipes e um investimento anual de R$ 887 milhões.

“Eu serei o governador que ofertou o primeiro hospital [de cuidados paliativos]. Mas eu não quero ser o único. Eu sei que essa experiência aqui servirá de boas práticas para outros estados”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues, durante a solenidade de entrega.

Com um investimento total de R$ 66 milhões, o hospital passou por uma requalificação completa para garantir um atendimento humanizado. A unidade dispõe de 70 leitos, ambulatórios especializados, serviços de bioimagem, laboratório e áreas voltadas à telemedicina e pesquisa.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou a importância da ampliação da rede de saúde. “Este hospital materializa o conceito de cuidado integral e especializado, garantindo um atendimento mais humanizado e de qualidade. É um avanço significativo que fortalece a rede de saúde da Bahia e serve como referência para todo o Brasil”, afirmou.

A gestão da unidade será realizada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), instituição reconhecida por sua atuação em cuidados paliativos e gestão hospitalar humanizada. “Com a escolha da Osid, asseguramos não apenas a qualidade técnica, mas, também, o acolhimento que só uma instituição com a história e os valores de Santa Dulce dos Pobres pode oferecer”, destacou a secretária da Saúde, Roberta Santana.

O hospital contará com uma equipe de 435 colaboradores, incluindo 41 médicos especializados, garantindo atendimento de excelência e acolhimento integral aos pacientes e suas famílias. Além desta unidade, a Bahia já oferece serviços de cuidados paliativos em 52 unidades distribuídas por todas as nove macrorregiões do estado, consolidando uma rede de atendimento robusta.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a importância da iniciativa dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “É o cuidado médico, cuidado da enfermagem, cuidado psicológico, o apoio em momentos em que isso se torna mais necessário. Então, é um hospital que cuida da vida num momento mais delicado”, pontuou.

Com atendimento integral a mais de 2 mil pacientes por mês, o hospital oferecerá consultas em diversas especialidades, como cardiologia, pneumologia, psiquiatria, nutrologia e neurologia. Também contará com unidades especializadas em terapia da dor e apoio ao luto. Além disso, atuará como centro de ensino e pesquisa, capacitando profissionais de saúde na área de cuidados paliativos.

O Hospital Estadual Mont Serrat – Cuidados Paliativos se firma como uma referência nacional, colocando a Bahia na vanguarda das políticas públicas de saúde e reforçando o compromisso do estado com um atendimento mais humanizado e inovador.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.